Grand Vitara

Grand Vitara

Ar, direção, teto solar e saudade

Grand Vitara

Ar, direção, teto solar e saudade

Eu sempre gostei da Suzuki. Uma marca japonesa que sempre era um pontinho fora da curva quando comparada ao comum. Sidekick, Jimny, SX4, sempre uma solução diferente com tração integral pra te tirar do sério, no bom sentido.

De todos os poucos carros que ela vendeu no Brasil, eu tinha um carinho especial pelo Grand Vitara. Fora-de-estrada, pintura em duas cores e um estranho dom de parecer uma boa compra até quando é vendido com uma gravata dourada na grade.

Lembro perfeitamente quando um amigo dos tempos de escola comprou o seu. Verde escuro com saias cinzas, faltando um aplique plástico acima da caixa de roda direita, com todos os opcionais, incluindo teto solar.

Nunca havia estado num carro com teto solar na vida, então aquela pequena janela de acionamento elétrico era como ver televisão pela primeira vez, ainda que ela fosse na casa do seu amigo. Das poucas viagens que fizemos, me recordo de ver as árvores sumindo conforme o jipe sumia no asfalto, e toda a turma ria de algum meme esdrúxulo da época.

Lembro também de ter-lhe recomendado a não comprar o carro, afinal seria o seu primeiro, e sem saber muito sobre SUV’s na época, achava que ele estaria condenado à capotar na primeira escorregada. Felizmente ele me ignorou, e foi bastante feliz com sua compra. Lição aprendida pra ambos.

Hoje vejo que aquele carro, apesar da pouca convivência, deixa marcas irreparáveis na minha pessoa. Como o cheiro característico de plástico japonês dos anos 90 que todo import dessa época tem, e da completa falta de desempenho que um carro daquele tamanho tinha, ainda que fosse 2.0.

Me fez valorizar também as viagens entre amigos, um momento tão único e especial que dificilmente sai da memória. Veículo oficial da minha primeira incursão com a galera, ele me ensinou que realmente não importa como você vai, desde que vá mesmo. Outros textos mais recentes podem atestar isso.

Existe também um fator bônus ligado aos Grand Vitara que está gravado na minha alma, imagino que pra sempre. Mas essa informação é apenas para os assinantes de Rodrigo Premium.

Teria um no futuro? Não. Num universo onde existe uma coisa chamada Asia Galloper, Vitara nenhum se cria. Mas isso fica pra depois.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *